Dica cirúrgica para o fechamento seguro do canal arterial: algo simples e efetivo.
O vídeo acima mostra o cirurgião realizando o pinçamento do canal arterial enquanto avalia a pressão arterial invasiva no membro superior esquerdo, certificando-se que não haverá ligadura inadvertida do arco aórtico.
Fonte: própria.
Durante a cirurgia de fechamento do canal arterial patente, ocasionalmente, o calibre do canal é muito maior do que o arco aórtico, que pode ser subdesenvolvido e hipoplásico. Essa distorção anatômica pode levar o cirurgião ao engano e fazê-lo ligar inadvertidamente o arco aórtico pensando que era o canal arterial.
A ligadura inadvertida do arco aórtico é uma catástrofe que pode ser evitada pela oclusão sequencial do canal e do arco enquanto monitora a pressão arterial no membro superior esquerdo.
Quando pinçamos o arco aórtico, a pressão não será registrada no monitor, pois não haverá fluxo para a subclávia esquerda, último ramo do arco aórtico. Por sua vez, quando ocluímos o canal arterial é comum haver uma elevação da pressão arterial devido a redução do sequestro de fluxo para a artéria pulmonar.
Dessa forma, com uma manobra simples e efetiva, podemos ligar com segurança o canal arterial patente.
コメント