Ressonância magnética cardíaca e o realce tardio com gadolínio - resumo BIZU!
✔️É uma técnica amplamente utilizada em ressonância magnética cardíaca para diagnosticar várias cardiomiopatias e avaliar a viabilidade miocárdica (Holtackers et al., 2022).
✔️Ela se baseia na distribuição diferencial do gadolínio no miocárdio normal e danificado, permitindo a detecção de fibrose e cicatrizes (Doltra et al., 2013).
✔️ A imagem LGE desempenha um papel crucial na distinção entre doenças cardíacas isquêmicas e não isquêmicas, na avaliação de complicações do infarto agudo do miocárdio e na obtenção de informações diagnósticas e prognósticas valiosas (Selvanayagam & Nucifora, 2018).
✔️ Na cardiomiopatia não isquêmica, pacientes com LGE apresentam maiores taxas de mortalidade, hospitalização por insuficiência cardíaca e morte súbita cardíaca em comparação com aqueles sem LGE (Kuruvilla et al., 2014).
✔️ O valor prognóstico do LGE é independente da fração de ejeção do ventrículo esquerdo e aplica-se a pacientes com fração de ejeção reduzida e preservada (Ganesan et al., 2018).
✔️A diferenciação entre diferentes substratos patológicos, tem como base a distribuição diferente da cicatriz (vejam as imagens e o Bizu no final da relação padrão vs. Patologia):
🎯 Padrões subendocárdico (a) e transmural (b) indicam uma cardiomiopatia isquêmica;
🎯 Distribuição em manchas (c) e na parede média (d) indicam uma cardiomiopatia não isquêmica (como cardiomiopatia dilatada e hipertrófica);
🎯 Um padrão subepicárdico (e) é tipicamente pós-inflamatório (como miocardite);
🎯 Um padrão subendocárdico difuso (f) é típico de amiloidose ou, em situações mais raras onde o LGE é mais fino e menos difuso, de fibrose endomiocárdica.
Fonte das imagens e descrição:
Barison, Andrea & Aimo, Alberto & Todiere, Giancarlo & Grigoratos, Chrysanthos & Aquaro, Giovanni Donato & Emdin, Michele. (2022). Cardiovascular magnetic resonance for the diagnosis and management of heart failure with preserved ejection fraction. Heart Failure Reviews. 27. 10.1007/s10741-020-09998-w.
Feger J, Baba Y, Elfeky M, et al. Late gadolinium enhancement. Reference article, Radiopaedia.org (Accessed on 11 Jul 2024) https://doi.org/10.53347/rID-79068
Comments